Qual o seu estilo de arquitetura?

Uma das primeiras coisas que os meus clientes indicam é o estilo de arquitetura que desejam. Se querem uma casa moderna ou tradicional, se desejam uma construção contemporânea ou um pequeno chalé. A par disto, muitos trazem um pequeno desenho da planta. Desta forma, é fácil depreender um conjunto de intenções para a construção.

Este procedimento é muito útil. Coloca num primeiro momento o conceito do projeto. A par disto, ambicione também uma arquitetura atemporal. Procure um edifício que não vai passar de moda, uma construção que não lhe vai cansar rapidamente. Bem sei que isto é um grande desafio. No entanto, também é para isso que está a contratar um arquiteto. Se vai investir tempo e dinheiro, procure informar o arquiteto do que deseja e deixe ele ajudar-lhe a criar “o seu” projeto. Tire partido da oportunidade para desenvolver uma solução à sua medida. Mais do que impor tendências estilísticas, o seu arquiteto irá procurar interpretar os seus desejos e materializá-los num projeto.

Não deixe de procurar um arquiteto cujo trabalho admira e confie na equipa que escolheu. Isso é fundamental. Encare o projeto como uma oportunidade para testar ideias e encontrar soluções adequadas às suas necessidades e orçamento. Por fim, quando estiver a começar, em vez de clássico ou moderno, rústico ou tradicional, pergunte-se qual o “seu” estilo e faça disso o ponto de partida.